Gestão de Riscos Pessoal: Como fazer em 5 Passos
Prepare-se para um cenário futuro fazendo um simples planejamento de gestão de riscos que podem afetar a conquista de seus objetivos pessoais!
Passo 1 - Definição de objetivos
Faça uma lista de objetivos pessoais para que você mesmo tenha clareza sobre o que se quer alcançar. Isso pode incluir diversas áreas da sua vida como por exemplo: objetivos financeiros, saúde pessoal, construção de patrimônio, aquisição de bens duráveis, família, viagens, etc.
Passo 2 - Identificação dos riscos
Depois de definir os objetivos, identifique os riscos e as oportunidades que podem atrapalhar ou ajudar a atingir seus objetivos. Para um objetivo financeiro, por exemplo, os riscos negativos poderiam incluir o seguinte: perda do emprego, diminuição do volume de clientes. No lado positivo, uma promoção, um novo emprego com melhores condições.
Passo 3 - Análise qualitativa e quantitativa
Estime a probabilidade e o impacto de cada risco identificado em uma escala de alto/médio/baixo para priorizar as ações futuras. Assim fica mais claro quais são as piores ameaças e as melhores oportunidades.
Passo 4 - Plano de respostas e ações
Encontre ações eficazes e apropriadas para minimizar as ameaças e maximizar as oportunidades. Por exemplo, afim de evitar uma ameaça de uma repentina quebra nos objetivos financeiros você poderia fazer um seguro.
Passo 5 - Implementação
Finalmente as possíveis ações encontradas precisam ser implementadas e seus efeitos monitorados para verificar se estão ajudando a atingir seus objetivos.